quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Welsh Corgi Pembroke:Pequeno e famoso,porém pouco criado no Brasil

Altura:De 25cm a 30cm
Peso:Macho: de 10kg a 12kg
Fêmea: de 10kg a 11kg
Grupo:Grupo 1 – cães pastores
Funções:Companhia, pastoreia, assistência e guarda de alarme
Grau de atividade:Moderado
Pêlo:Comprimento médio, denso, reto, com sub-pêlo denso
Cor:Vermelha, fulva carbonada, tricolor de fulvo, preto e fogo, com ou sem marcações brancas
Nome de origem:Welsh corgi pembroke
País de origem:Grã-Bretanha
Registro FCI:39
Pembroke 1O welsh corgi pembroke é uma das duas variedades de corgis conhecidas atualmente, o welsh corgi cardigan e o welsh corgi pembroke, o nome “welsh” significa nativo do país de Gales, país de origem de ambas as raças. As duas variedades, embora fisicamente parecidas constituem duas raças distintas, sendo que o pembroke é bem mais recente que o cardigan e teria sido desenvolvido principalmente no condado de Prembokeshire durante a idade média. É possivel que o cardigan seja um dos ancestrais do pembroke, que teria sofrido a influência de cães nórdicos levados para o país de Gales, por tecelões flamengos quando, o rei Henrique I, tentando desenvolver a industria têxtil da Grã-Bretanha, teria estimulado a migração desdes tecelões para o país. É provavel que exista também a influência de collies e de alguns tipos de terriers.



Pembroke 8Durante o século IX diversos cruzamentos entre cardigans e pembrokes fizeram com que as duas variedades se tornassem muito mais semelhantes do que costumavm ser. Apenas em 1934 as duas raças voltaram a se separar com a elaboração de um padrão distinto para cada uma delas. O pembroke ficou muito conhecido atualmente como o cão favorito da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, mas sua vida na corte começou bem antes, quando o rei George VI presenteou sua filha, a rainha Isabel II com um filhote da raça.


Pembroke 3É um cão robusto e resistente, alegre, fiel e muito inteligente (11ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). O pembroke é alerta sendo um bom cão de guarda de alarme. Possui temperamento corajoso e brincalhão, nunca agressivo é uma boa companhia para crianças e adultos. Adapta-se bem ao estilo de vida dos donos mas não gosta de ser deixado só por muito tempo, a raça é bastante versátil atuando em disersas funções desde rastreador e cão de assistencia, até como cão pastor e se sai bem em provas de agility, além de ser um bom companheiro.


É uma raça originalmente do campo, mas adapta-se muito bem a vida nas cidades, existem exemplos de exemplares vivendo bem em apartamentos desde que possam se exercitar diariamente. Se deixados sem opção de exercício, estes cães podem desenvolver problemas de sobrepeso ou obesidade. O pêlo deve ser escovado semanalmente. Como toda raça de pequeno porte, uma higiene dental deve ser mantida para evitar problemas com tártaro.